Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
ALERTA DE SPOILER! Este post contém informações relevantes, pelo que é aconselhável que só leiam caso estejam a par da exibição norte-americana.
Fringe 3x12: Concentrate and Ask Again
Depois de uma sensacional sequência de óptimos episódios, confesso-me desiludido com este capítulo. Não só pelo caso da semana (que achei mal aproveitado), mas também pelas questões que levanta para o futuro da série. Atribuir a eficácia da Máquina do Apocalipse à escolha sentimental de Peter não deixa de ser algo piegas e ridículo. Claro que esta é uma questão que poderá ter muito por onde render (eu sou daqueles que suspeita que Altivia está grávida), mas é decepcionante pensar que a grande premissa da segunda metade da temporada será resolvida com uma opção amorosa.
Por outro lado, o facto de haver crianças afastadas dos experimentos com Cortexiphan é intrigrante por, mais uma vez, insistir nos erros que Walter cometeu ao longo da sua carreira e o descontrolo que tomou conta de certas situações, que nem mesmo mentes brilhantes como Bishop ou Bell souberam antecipar. Já o autor de As Primeiras Pessoas ser Sam Weiss é algo já previsto há muito, uma vez que os produtores de Fringe foram lançando pequenas pistas aqui e ali (como o anagrama do final da segunda temporada, "Don't Trust Sam Weiss") que, implicitamente, transmitiam que a participação do instrutor de bowling nos acontecimentos seria maior e fundamental. Longe de soarem anti-climáticas, estas "surpresas" só demonstram a admirável coesão narrativa da série, quase como uma corrente metálica onde cada elo está ligado ao outro e assim sucessivamente, formando uma cadeia de eventos cuja elegante construção pudemos acompanhar a par e passo.