Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O eclipsar do bom cinema

por Antero, em 30.06.10

 

Stephenie Meyer deve ser um génio. A julgar pelos filmes saga Twilight, ela conseguiu escrever vários best-sellers que andam sempre à volta do mesmo: o enjoativo triângulo amoroso formado por Bella, Jacob e Edward e que, vira e mexe, pouco ou nada adiantam à narrativa. Eclipse é praticamente uma cópia do deplorávelLua Nova. Ao final desse filme, Bella consegue estourar a paciência do seu amado Edward que promete transformá-la numa vampira, mas com uma condição - devem casar-se primeiro. Começa o novo filme e parece que regredimos no tempo. Bella continua a suplicar pela transformação (gaja chata, não?) e Edward insiste no casório. Não que ela devesse responder prontamente; afinal, ele é imortal e pode esperar para todo o sempre.

 

Gera-se um impasse. Jacob, o moço que adora pavonear os seus músculos, entra em cena. Ele não quer que Bella ceda ao desejo de ficar ao lado de Edward, até porque isso os tornaria inimigos. O... "lobijovem" ama-a e sabe que, lá no fundo, ela também o ama e bastam umas bocas e um beijo arrancado à força para que a insegura Bella duvide de si mesma. Ao mesmo tempo, Victoria deseja matar Bella para vingar o seu amado morto por Edward. Consta que as duas horas do filme anterior não foram suficientes, então ela volta à carga. Surgem uns novos vampiros - os recém-nascidos - que ameaçam criar um exército para eliminar os Cullen. Bella é o epicentro das tensões e deve tomar uma decisão: o turbinado Jacob ou o monocórdico Edward? Perguntam vocês: isto não foi o final de Lua Nova?

 

Aparentemente, não. Um triângulo amoroso tão intenso não pode esgotar-se assim de repente. Assim, Bela tem de fazer uma escolha. As opções são de sonho: o controlador e mentiroso Edward contra o obsessivo Jacob. Qualquer rapariga com dois dedos de testa punha-se logo a milhas, mas estamos a falar de Bella, a heroína que antes era apenas irritante, mas agora se torna simplesmente detestável. Interpretada por Kristen Stewart com a expressão dopada do costume, Bella revela uma falta de carácter incrível, quase como se andasse a brincar com os dois e a promover a competição (mais sobre isto num minuto) para ver quem fica com ela. Vulgar, insegura e carente ao extremo, é um mistério como ela capta as atenções dos seus interesses românticos, além de que - tal como referi no texto de Lua Nova - ela é um péssimo exemplo para o sexo feminino ao querer abdicar de quaisquer ambições pessoais, profissionais ou sociais para ficar com o seu mais-que-tudo (seja ele quem for).

 

Se isto já era expectável, Eclipse surpreende pela negativa ao retratar a disputa por Bella como se esta fosse um objecto, como se Jacob e Edward estivessem numa competição para aferir quem tem o maior pénis ou consegue sacar mais raparigas na mesma noite. Infantil ao ponto de tratar o casamento como uma credencial para a prática do sexo, o argumento novamente escrito por Melissa Rosenberg martela-nos a óbvia metáfora da castidade obrigatória antes do matrimónio em diálogos pavorosos (Edward quer preservar a alma de Bella - mas que m...?!) e não é por acaso que a personagem mais sensata do filme seja Charlie Swan por tentar abordar a filha sobre métodos contraceptivos.

 

Metáforas à parte, o que interessa para o filme é a decisão do (oh...) dilema de Bella e a disputa por ela. Isto chega ao cúmulo do ridículo em que ela deve ser aquecida por Jacob e Edward, com a sua cara de enfado, rói-se por dentro, o que permite que ambos falem sobre as suas divergências à noite dentro de uma tenda e, contando que ambos estão em pulgas para dar em cima da ardida Bella, talvez não fosse má ideia dar uma de Brokeback Mountain. Claro que isto seria difícil, uma vez que ambos só têm olhos para ela e, surpresa!, para eles mesmos. Jacob, então, é um abuso: ele sabe que ela não está disponível, ela vincou isso mesmo várias vezes, mas nada o impede de forçar uma relação entre os dois e Taylor Lautner revela-se um belo enfeite como actor ao injectar tanta intensidade nas suas cenas que mais parece um adolescente birrento. Falar de Robert Pattinson é bater em mortos: eu não percebo por que ele discursa tão d... e... v... a... g... a... r..., além de que a química com Stewart continua inexistente.

 

Enquanto isso, a saga Twilight continua a mostrar-se uma implacável trituradora de realizadores que, num passado recente, mostraram um resquício de talento e o eleito de ocasião é David Slade. Ora, ele pouco faz para melhorar o ritmo lento com que tudo acontece (a bem dizer, nada acontece), embora consiga criar um aceitável clima de tensão que a supostamente grandiosa (aquilo é que era um exército numeroso?) batalha final encarrega-se de destruir - e é até um pouco cómico que as lutas se assemelhem a uma mistura de rugby com o Planeta dos Macacos; os intervenientes correm em fila e lançam-se no ar uns contra aos outros. Ao menos, Eclipse é tecnicamente melhor trabalhado que os filmes anteriores e os efeitos especiais dos lobisomens surgem mais naturais junto a elementos reais, apesar dos cenários de fundo, principalmente na sequência da montanha, escancararem para o espectador que aquilo foi filmado num estúdio.

 

Recheado de personagens secundárias que apenas servem para inchar a narrativa (embora algumas delas sejam mais interessantes que os insuportáveis protagonistas), Eclipse é um filme que dá pouco sentido ao termo "saga", uma vez que pouca coisa relevante acontece desde a última vez que vimos a indefinida Bella na sua jornada para encontrar alguém que a ampare antes de ter um colapso nervoso. A solução para ela existe há largos anos: tratamento psiquiátrico.

 

Qualidade da banha: 5/20

 

publicado às 21:00


74 comentários

Sem imagem de perfil

De M a 30.06.2010 às 21:07

Vá à merda.

Favor não voltar.
Sem imagem de perfil

De B a 30.06.2010 às 21:29

PAHAHAHAHAHAHAHAH!!!

Se o Edward Cullen é controlador e mentiroso, o que é que o senhor será? Um vegetal podre injectado dentro de um corpo bamboleante e aparentemente sem qualquer tipo de vida no seu interior?

A sério, porque raios é que as pessoas são tão estúpidas? Estúpidas, parvas no sentido mais literal da palavra.

Ah, outra coisa: é Stephenie, não Stephanie. Vá para a escola e aprenda a escrever.

Até me arrepia o facto de este blog ter estado nos destaques da sapo. Há gente de muito mau gosto, não há?

Mas pronto. Só porque a protagonista não tem uns peitos do tamanho dos da Pamela Anderson, nem há cenas de sexo explícito, já é um filme péssimo. Claro.

Mas, devo confessar, há que reconhecer algum mérito no seu texto (possivelmente fruto de um desgosto do foro paranolmal ).Taylor Lautner é mesmo um aborto mal parido. Um emplastro total e completo. (*sem sarcasmo*)

P.S.(1) - Peço-lhe que pare de tentar ser um crítico de cinema, e vá empalar esquilos.
P.S. (2) - Sim, é mesmo Team Edward.
P.S. (3) - Quer casar comigo? Acho a sua capacidade intelectual bastante atraente. De certeza que não quer contrair o acto matrimonial com a minha pessoa? Não? Talvez um cafezinho? Uma coisa ligeira?
Sem imagem de perfil

De Sem Sinónimo a 02.07.2010 às 00:03

Parabéns ao autor, que expremiu (com todo o direito) a sua opinião acerca desta tão falada saga. Acontece que eu também não sou grande fan, e enjoa-me assistir a cenas de alto delírio por parte de algumas criancinhas defenderem os seus supostos "ídolos" como se fossem da família. Pois bem, na maioria dessas criancinhas estão "pitas" adolescentes que se comportam como as M,C, bla bla.. que têm a lata de se armarem em correctoras ortográficas, estando o próprio comentário com erros ortográficos.
Os principais factores para descrever individuas como a M e blabla
1º As pitas têm a mania de usar expressões/palavras inglesas para expremir algo.. Qual a razão? Pitas acham cool...
2º Assiste-se a uma enorme ansia por parte destas personagens de pitas ao defender pessoas que nem conhecem... Acordem para a realidade!!! Nenhuma de vocês vai andar com o gajo!...
3º Se existir um namorado que tenha ciumes do gajo, esse namorado é puto, e o namoro não é passear com mãos dados no centro comercial.
4º A fama que vocês criam como meninas mimadas cresce cada vez mais com este tipo de sagas, portanto não censurem as pessoas que criticam, porque é de vomitar as reacções e gritos que as pitas fazem na rua quando se fala do gajo do filme.

Em relação ao autor, não tenho muito a dizer, apenas expremiste a tua opinião, na qual eu também concordo.. Li o livro, mas não vi o filme, porque fiquei farto a meio e abandonei a sala. Continua e não ligues a alguns dos comentários porque já sabes que pitas são assim!! Cumprimentos...
Sem imagem de perfil

De patricia poeiras a 02.07.2010 às 10:43

expremiu - o seu português é exímio .
Imagem de perfil

De tititoughts a 05.07.2010 às 19:29

É só pitinhas nervosas! Credo! Amigas, vou dar-vos um conselho, de borla: arranjem um homem. Mas um que exista mesmo. Um que não esteja só num ecrã 16:9. Um que saiba que vocês existem. Credo! Eu que sempre gostei de vampiros, mas daqueles que matam pessoas, dormem em caixões e não vêm cá com falsos moralismos do género "não te quero saltar para a cueca". Quer dizer, só há uma explicação, o wannabe vampiro é gay, só pode, só pode, só pode! Bem, queriduchas, calai-vos todas que o vosso probleminha é falta de homem ou, no vosso caso, de um chavaleco de 12 anos.
Fiquem bem,
Titi
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.07.2010 às 00:08

Sr Antero deu-lhe forte, mas tem muita razão. Eu sou das que li louca todos os livros assim q saiu o Crepúsculo e de facto é uma prosa muito pobrezinhaaaa, muito decepcionante, ahah a cara dopada da Stewart! Bom dialecto para um informático :b
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.07.2010 às 00:12

*técnico de multimédia, desculpe ai
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.07.2010 às 17:21

Depois de ter lido isto tudo.

Ainda continuo a rir de tanto se escreveu aqui.
Uma Batalha interessante!

Quem Ganhou? Não sei.

Mas Quem ganha FAMA é a Própria Saga de tanto Falarem nela.

Quanto as Opiniões cada um tem a sua mas, antes de Criticarem o Trabalhos dos outros pensem que os outros também vão criticar o vosso trabalho.

Aqui não é o caso de não gostarem ou gostar do filme o que mais é como é feita a critica.


Sem Mais, MARIA
Sem imagem de perfil

De :) a 06.07.2010 às 15:33

Olá a todos, é assim eu li os livros todos antes de ver os filmes,e admito que adorei os livros. assim que vi o crepúsculo adormeci, é verdade tive que repetir mais tarde. eu acho que a stephanie meyer é uma excelente escritora, e o livro dá nos uma ideia completamente diferente do que depois é passado para o ecrã. não concordo quando o antero se refere às personagens, porque no filme são completamente diferentes. mas digo vos sinceramente com tantos actores bem sucedidos neste mundo aqueles que foram escolhidos não cumprem as funções. a mim a que me parece pior ainda é Kristen Stewart, ela que supostamente esta loucamente apaixonada pelo Edward e no lua nova quando ele desaparece parece que está a chamar um cão.

só para finalizar, ninguém pode falar de maturidade aqui. é só um livro, um filme, a vida real está fora de uma sala de cinema ou biblioteca :)
Sem imagem de perfil

De filipa a 06.07.2010 às 17:10



Sou fã da saga, ( em livro) daí ter grandes expectativas qto aos filmes. E embora deva dizer que têm vindo a melhorar ainda falat mta coisa. Bom primeiro a visao da argumentista qto a mim não e a melhor, há mtas partes omitidas e que quanto a mim fazem uma grande diferença até para a compreensao do enredo. Bom resumindo sou fã da saga do harry potter e tudo mais que tenha a ver com o fantástico :) não sou adolescente mas gostava :) o que passou passou, mas acho que o sentimento é comum, estes livros fazem com me sinta novamente uma adolescente :), mais ate o primeiro porque ve-se a diferença de escrita do primeiro até ao ultimo e ja considero o ultimo livro um pouco mais rebuscado embora continue a gostar. Mais uma vez para mim os 2 primeiros filmes foram uma desilusao mostram um edward mto infeliz e uma bella mais ainda , qd no livro nao e assim ha altos e baixos " como na vida real"

Comentar post



Alvará

Antero Eduardo Monteiro. 30 anos. Residente em Espinho, Aveiro, Portugal, Europa, Terra, Sistema Solar, Via Láctea. De momento está desempregado, mas já trabalhou como Técnico de Multimédia (seja lá o que isso for...) fazendo uso do grau de licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro. Gosta de cinema, séries, comics, dormir, de chatear os outros e de ser pouco chateado. O presente estaminé serve para falar de tudo e de mais alguma coisa. Insultos positivos são bem-vindos. E, desde já, obrigado pela visita e volte sempre!

Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Armazém

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2010
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2009
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2008
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D