Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
ALERTA DE SPOILER! Este post contém informações relevantes, pelo que é aconselhável que só leiam caso estejam a par da exibição norte-americana.
LOST 6x03: What Kate Does
Na estreia da sexta temporada, ficou definido que há duas linhas temporais paralelas: uma em que o plano de explodir a bomba resultou, e outra em que os esforços foram em vão e os losties regressaram a 2007. Utilizando elementos da mecânica quântica (como oGato de Schrödinger), os produtores de LOST acabam por dar um bombom ao espectador oferecendo a possibilidade de acompanhar as consequências do facto do voo 815 ter aterrado em Los Angeles (mesmo que, a rigor, certos factos tenham sido alterados). Se as realidades paralelas se irão cruzar ou se alguma delas se revelará "infundada" é algo que ninguém pode responder para já. Assim, continuamos a assistir aos eventos da fuga de Kate do aeroporto, sequestrando Claire, ao mesmo tempo que vemos o desenrolar da súbita ressureição de Sayid e o abandono de Sawyer do templo dos Outros onde, supostamente, todos estariam protegidos.
Ao contrário de muita gente, eu gostei deste episódio embora reconheça-lhe pouca relevância. Depois da electrizante estreia, é confortante dar uma relaxada e se o ritmo parado como as coisas acontecem no templo irritam qualquer um (incrível como ninguém fala com ninguém, nem fornecem respostas numa situação de perigo iminente), ao menos podemos acompanhar as acções de Kate dentro e fora da Ilha e perceber, através de rimas narrativas tão características da série, que a essência da personagem está toda lá. Na mesma medida que Kate foge também não deixa de prestar auxílio a uma Claire prestes a parir e não seria de todo impensável ela estar presente novamente no parto de Aaron (e a aparição de Ethan foi mais uma daquelas coincidências fenomenais que a série costuma desenvolver). Na Ilha, um Sawyer abalado com a morte de Juliet volta a fechar-se sobre si mesmo numa belíssima interpretação de Josh Holloway.
No entanto, é no final do episódio que começam a ser lançadas algumas pistas sobre o arco a percorrer nesta temporada e ela refere-se a uma possível "infecção" que Sayid terá sofrido (de Jacob?) e que a mesma terá afectado a desaparecida Claire que não se encontra com os Outros como eu tinha previsto. Nos últimos segundos, dá para perceber que Claire será uma reencarnação da defunta Rousseau. Se na realidade "paralela" a história da loira parece ter terminado com o indício que ficaria com Aaron, na Ilha toda uma série de questões novas acabam de pipocar nas nossas mentes.
8 potes de banha