Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
ALERTA DE SPOILER! Este post contém informações relevantes, pelo que é aconselhável que só leiam caso estejam a par da exibição norte-americana.
LOST 5x15: Follow the Leader
Sigam o líder. Mas qual deles? Jack com a sua determinação em destruir a Ilha e acabar com o próprio sofrimento? Locke que parece estar completamente integrado nos mistérios do local? Sawyer que a cada momento perde o controlo da situação? Sem arcos pessoais para contar, este episódio dividiu-se, basicamente, em 3 núcleos preparando o terreno para um explosivo final de temporada. Novamente, tivemos uma situação em que a acção das personagens no passado revelou-se decisiva no que irá acontecer (que, para nós, já aconteceu): ao confirmar que vinham do futuro, Miles convenceu o pai a abandoná-lo e à sua mãe, lançando as bases para o seu conflito com a figura paterna. Ao mesmo tempo que nos dá certezas de que o passado é imutável, LOST também planta dúvidas sobre se este facto é assim tão linear. Será que Jack consegue mesmo mudar o futuro e impedir os acontecimentos que resultarão na queda do voo 815?
Por esse ponto de vista, podemos assumir (se o tempo for mesmo imutável) que foi a acção dos losties nos anos 70 que incendiou de vez as relações entre a Iniciativa Dharma e os Hostis, iniciando a guerra que levaria à purgação encetada por Ben. Falando nele, mais uma vez a personagem apresenta a aura de mistério de sempre ao assumir que tentou matar Locke por este poder a revelar-se um problema. Será que a acção de Locke no futuro em querer matar Jacob (eu diria desmascarar, pois acho que era a isto que Locke se referia) entrará em conflito com a de Jack no passado na tentativa de alterar os acontecimentos? No meio disto tudo, ressalta-se uma confiança cega nos seguidores dos três “líderes”: Sayid compartilha com Jack a esperança de alterar tudo; os Outros crêem que Locke é mesmo o seu mentor; Juliet acredita em Sawyer por amor, assim como Sun segue Locke por amor a Jin.
E com tanta situação para resolver, os ganchos para o final da temporada foram imbatíveis: Sawyer, Juliet e Kate (mais uma vez a aparecer na pior altura) são expulsos da Ilha no meio da evacuação levada a cabo por Pierre Chang; Jack, Sayid, Richard e Eloise (que matou o filho quando estava grávida dele) vão tentar activar a bomba de hidrogénio; Locke, Ben, Sun e Richard (no presente) vão de encontro a Jacob (que, finalmente, vai dar as caras no episódio final); enquanto Jin, Miles e Hurley (hilariante a cena das questões sobre o futuro) vão tentar minimizar os efeitos do incidente iminente na Estação Cisne. Já estou como a Mrs. Hawking no episódio anterior quando afirmava que não sabia o que se ia passar a seguir. Só espero que os argumentistas saibam terminar esta fabulosa temporada em grande estilo. Venha de lá esse final!
9 potes de banha