Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
ALERTA DE SPOILER! Este post contém informações relevantes, pelo que é aconselhável que só leiam caso estejam a par da exibição norte-americana.
LOST 5x10: He's Our You
Voltando à velha forma do flashback e dos episódios dedicados a cada uma das personagens, LOST dedica um episódio inteiro a Sayid e ficamos a saber, por exemplo, como ele foi parar ao voo da Ajira Airlines. Fiquei com dúvidas se a "caçadora de recompensas" falava a verdade sobre não trabalhar para o Ben. Como bem sabemos, Ben é tudo menos flôr que se cheire e não me admirava nada que ela, mesmo involuntariamente, estivesse a colaborar com o plano de Ben. De volta à Ilha e aos anos 70, Sayid é encarado como um Hostil e o pessoal da Dharma tenta arrancar-lhe informações importantes, assim como Sawyer tenta resolver a situação sem desmarcarar toda a farsa dos últimos 3 anos.
Só que um elemento vem baralhar tudo: o jovem Benjamin Linus que, acreditando que Sayid é um dos representantes de Richard Alpert, promete-lhe auxílio desde que este o leve consigo para o meio dos Hostis. E Sayid, que nunca deixou de ser um assassino mais por natureza do que por opção, vê-se confrontado com o dilema matar ou não matar Ben, algo que ele acaba - aparentemente - por fazer no final do episódio. Ainda assim, duvido que o jovem Ben morra. Eu acredito que "o que aconteceu, aconteceu" e nada possa ser alterado. Seria incrivelmente estúpido desatar a criar paradoxos temporais a esta altura, apesar de um furo ou outro aparecerem de vez em quando (como a idade da Charlotte que, segundo Ben, só nasceria em 1979, mas este foi mais um erro por incompetência dos produtores - eles próprios admitiram a falha - do que pela estrutura narrativa da série).
Enquanto todos decidiam o que fazer com Sayid, outro conflito emergiu: o de Sawyer optar por continuar a ocultar tudo e arriscar a vida de Sayid ou salvar a vida deste arriscando tudo pelo que havia lutado nos últimos 3 anos. Agora percebemos bem que eles nunca teriam de ser salvos. Eu cá aposto que todos tinham mesmo de voltar para a Ilha porque foi assim que tudo se passou. E como Ben já vivenciou aquilo tudo (e Richard ou até Widmore devem saber isso) nada como engendrar todo um plano para que a História possa correr o seu curso normalmente. Agora, eu só consigo imaginar o nosso querido Doutor Jack Shephard a tentar salvar um jovem Benjamin Linus dos seus ferimentos. Outra vez. Grande cena a da tortura, quando Sayid diz tudo o que sabe (até sobre estações Dharma a serem construídas) e os tipos acham que exageraram na dose.
8 potes de banha