Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
ALERTA DE SPOILER! Este post contém informações relevantes, pelo que é aconselhável que só leiam caso estejam a par da exibição norte-americana.
LOST 5x08: LaFleur
Apesar de não ter um único episódio centrado em si na quarta temporada, Sawyer foi daquelas personagens que amadureceram imenso ao longo do tempo: de indivíduo arrogante e anti-social, ele passou a amargurado e a preocupar-se mais com aqueles que o rodeiam, chegando ao ponto de arriscar a sua vida para salvar a de outros. Todo este percurso foi feito aos poucos e com imenso cuidado ao longo das temporadas e hoje temos um Sawyer com perfil de líder e – porque não dizê-lo – em paz consigo mesmo. Esta paz culminou no episódio desta semana que mostrou o que aconteceu aos sobreviventes quando a Ilha estabilizou devido à acção de Locke. Parados em 1974, foram-se os flashes e as dores de cabeça e Sawyer, Juliet, Miles, Jin e Daniel infiltram-se na Iniciativa Dharma – na altura em pé de guerra com os Hostis – e assim se passam 3 anos. Nenhuma revelação bombástica (ok… talvez a estátua), nenhum momento “OMG” ou “WOW”, apenas um episódio leve sobre Sawyer e a sua nova vida. E, mesmo assim, foi formidável.
Lembram-se de um episódio na quarta temporada em que Kate e Sawyer estão na vila dos Outros e ele sugere-lhe que eles fiquem por ali e não sejam resgatados. E Kate pergunta-lhe até quando eles iriam ficar a brincar às casinhas. Pois bem, no final do episódio é isso que Juliet e Sawyer fazem; eles vivem uma mentira e, de certo modo, já se habituaram àquela rotina. Tal como Locke, Sawyer encontra estabilidade na Ilha, mesmo que esta esteja alicerçada numa mentira, mas como ele é um mentiroso por natureza, ele dá-se bem neste novo meio. Definitivamente, ele não tem porque voltar para casa e foi tocante quando ele diz que 3 anos são suficientes para esquecer alguém. Isto até Kate voltar de vez e virar o mundo do nosso querido James Ford do avesso. Vou confessar uma coisa: sempre fui mais a favor de ver Kate com Jack, mesmo com as neuroses deste. E mesmo com a volta desta, creio que Sawyer ficará com Juliet, afinal já está com ela há 3 anos e com Kate foram quê? 3 meses? Mesmo assim, acho que pode resultar daqui um grande conflito neste quadrado amoroso.
Mas deixando as pintelhices de amor de lado, o que eu realmente começo a perceber é que vamos saber tudo sobre a Dharma e a Ilha in loco, ou seja, os personagens serão parte activa na resolução (ou criação) dos mistérios. Será que vamos ver Ben quando este chegou à Ilha? Será que vamos assistir a um capítulo fulcral da guerra entre a Dharma e os Hostis? E porque Locke e Ben ficaram em 2008? Onde foi parar o corpo da Charlotte? E porque raios Richard (o homem com eyeliner carregado como disse Sawyer; adorei) aparece em qualquer ponto sempre com a mesma aparência? Para a semana não há LOST, sendo que o nono episódio desta maravilhosa quinta temporada será exibido daqui a duas semanas.
10 potes de banha