De Samuel a 04.01.2009 às 23:15
Caro Antero;
Tento sempre, apesar das nossas incompatibilidades, ser imparcial nas minhas leituras, portanto:
O Benfica não se pode queixar de ninguém menos a si próprio. Se este é o melhor plantel dos últimos anos ou de sempre (como dizem muitos benfiquistas), tem obrigação de fazer melhor. E se calhar a culpa não é dos jogadores porque de facto o plantel do Benfica, de certa forma é rico. Suazo (excelente); Cardozo (bom); Nuno Gomes (bom e útil); Aimar (bom quando estiver bom de saúde); Reyes (bom); e depois há mais alguns. No entanto, no meio desses bons há uns fracotes que o Quique teima em pôr a jogar.
A meu ver, até ele provar em contrário, o flop desta época é o Quique. O campeonato do Benfica tem sido de qualidade média (sim, estava em primeiro, mas estava tão bem como o Porto ou o Sporting: intermitentes) O que ele fez na Taça Uefa e na Taça de Portugal é lamentável;
sobretudo na Taça UEFA e com o plantel que tem.
Usa uma táctica que ninguém realmente percebe o que é e depois dá meia hora de avanço às equipas, muito à semelhança do que tem acontecido com o Porto e Sporting em determinados momentos. O Benfica hoje jogou como se tivesse em casa, um estádio cheio de Benfiquistas portanto apoio não faltou.
Sim, talvez seja verdade que contra o Benfica a maioria das equipas joguem que se fartam. Mas se o Benfica realmente é o Glorioso que tantos lhe chamam, têm que se habituar a isso. Mas, pessoalmente, nem sempre vejo as coisas assim. Contra o Benfica muitas vezes as equipas parecem jogar muito bem porque o Benfica naquele momento não está a jogar nada.
Por último, os erros de arbitragem acontecem e beneficiam e prejudicam todos.
Quando vejo tão prematuramente esse tipo de comentário começo a pensar que já estão a preparar as desculpas para justificar mais um ano cheio de investimentos sem terem colhido os frutos que tanto esperavam.
Um abraço.
De Antero a 04.01.2009 às 23:46
Olá Samuel! Vamos lá, parágrafo por parágrafo:
1 - O plantel é bom? É. E isso é que irrita mais: saber que eles podem fazer muito melhor. A época passada, a malta irritava-se, esbracejava, berrava, mas, a bem da verdade, a equipa não dava para mais. Fracotes haverão sempre, mas falta de profissionalismo é algo que eu não aceito. O que nos leva ao parágrafo 2!
2 - Não acho que Quique seja um flop: por muita táctica e muito treino que se dê, há que perceber que, dentro do campo, o último toque é sempre do jogador. E a vontade que os jogadores do Benfica têm demonstrado é nula! Mudar de treinador? Outra vez? Até quando? Isto não é solução. Um exemplo: na Taça UEFA, contra o Galatasaray na Luz, jogou a melhor equipa disponível na altura. E foi aí que se perdeu a qualificação. Culpa de Quique? Noutros jogos, Quique até pode falhar em certas opções (como hoje), mas sinceramente, mudar de treinador não resolve nada, mas há ali jogadores que não merecem continuar a jogar regularmente (Di Maria tem de ser vendido já!). Quanto à Taça de Portugal, não concordo com a tua análise: perdemos nos penalties e o Leixões não fez nada de relevante para ganhar esse jogo (ao contrário daquele a contar para o campeonato).
3 - Realmente, o Benfica não merece os adeptos que tem. E essas primeiras partes de avanço já se andam a tornar numa epidemia mais grave que a gripe do Natal.
4 - Lá está: falta de vontade. Mas também me irrita a postura de "putas do campeonato" que muitas equipas pequenas assumem contra o FC Porto. O que nos leva ao parágrafo 5!
5 - Isso não é verdade: nos últimos jogos para o campeonato, a tendência é prejudicar o Benfica e os exemplos são inúmeros (embora admita que a arbitragem mais escabrosa desta época foi, para já, a eliminatória da Taça entre Sporting e FC Porto). Sem erros como o de Pedro Henriques contra o Nacional, o golo mal anulado a Suazo contra o Setúbal e o golo mal anulado de Yebda contra o Leixões, hoje, a liderança seria do Benfica apesar da derrota com o Trofense. Foram jogos em que o Benfica jogou mal - muito mal - mas que foi prejudicado. Por muito mal que se jogue, foram 3 golos mal anulados que dariam 3 vitórias. Isto não são desculpas, São factos!
E repara que nem referi os lances de grande penalidade, que muitos tendem a desvalorizar. Falando em penaltis, o que hoje esteve certo na Madeira, no Dragão contra o Marítimo não esteve (mão de Bruno Alves). É como se defendeu Pedro Henriques: "desvia a trajectória da bola". Mas parece que só desvia para alguns. Mas disso ninguém fala. Tal como os desacatos no túnel do Dragão. Por aqui se vê como o FC Porto é, de longe, o clube mais protegido de Portugal e como este campeonato não é, nem de perto nem de longe, justo. O FC Porto não se pode queixar de nada das arbitragens. Só tem é de agradecer. Ou pagar! Continuar este assunto requereria outro blog e já estou farto de bater na mesma tecla.
Mas nada disto esconde o que se passou hoje: o Benfica perdeu e perdeu bem. Mas nada me tira da cabeça que a liderança do FC Porto é mentirosa. Como tantos troféus por aquelas bandas.
Abraços e desculpa a enormidade do texto!
De Samuel a 05.01.2009 às 00:29
Primeiro, não precisas de pedir desculpa :) O blog é teu, tens todo o direito de escrever.
Portanto, para não alongar isto, nem para dar razões para iniciar outro blog, vou contra-responder/argumentar:
Parágrafo 1: nada a dizer;
Parágrafo 2: Eu também não concordo que mudar de treinador seja a melhor opção; nem acho que o Benfica faria bem em mandá-lo embora. Talvez me tenha expressado mal. Quando referi que pensava que ele era o flop até o momento, apenas queria dizer que até agora não mostrou ser capaz, apesar de mostrar saber (até porque teve algum sucesso no Valência), de montar um conjunto forte e uma equipa lutadora em campo. Mas isso pode ser justificado com o que falaste anteriormente (falta de profissionalismo, ambição, etc.) Mas talvez tenha sido duro porque quando o Porto teve um pouco pior há umas semanas já andava a pensar em mandar o Jesualdo embora. E isso, de facto, nem sempre é a solução. Ele pode não ser o melhor, mas certamente não será o pior.
Quanto ao parágrafo 4: sou capaz de aceitar que por vezes as equipas mais pequenas encolhem-se frente ao Porto, sobretudo no Dragão. Mas lembro-te que este ano tanto o Leixões (derrota do Porto); Setúbal (vitória sofrida) e hoje o Nacional jogaram de igual para igual (ou até melhor) com o Porto, tal como jogaram contra o Benfica.
Por fim, sim, o Benfica tem sido prejudicado este ano. Todos as jogadas que referiste, que me lembro, foram incorrectamente invalidadas. E sim, se calhar neste momento o Benfica estaria em primeiro lugar. O Benfica tem sido prejudicado e o Porto, que me lembre, foi beneficiado em pelo menos dois jogos (o de Leixões e contra o Marítimo). Mas não acho que é por aí que o Porto seja o mais protegido. Pelo contrário, nos últimos anos, acho que tem sido o Sporting. No ano passado, com toda a situação do Apito Dourado, em situação de dúvida nunca se beneficiava o Porto por medo que o Sistema tivesse outra vez a funcionar. Ao longo da época foram mais de 10 os penaltis que não foram marcados a favor do Porto (e até outros amigos e familiares benfiquistas e sportinguistas o diziam na altura). E os penaltis são sempre a maior oportunidade de golo. Igualmente, inúmeros foras de jogo foram mal tirados ao Porto, sobretudo ao Lisandro que juntamente com o Lucho faziam triangulações que deixavam os defesas atordoados. Mas essas jogadas, vá, são compreensiveis. Apenas uma vez (só me lembro desta, talvez houvessem mais) contra o Belenensese o Porto foi beneficiado com um penalti (o tal do Quaresma). Depois houve mais um ou outro que foram bem marcados. Felizmente para o Porto que no ano passado a qualidade da equipa e fragilidades dos restantes conseguiram compensar tanto erro.
Agora este ano, são mais visiveis as fragilidades de todos e talvez no final os erros vão ter influência na classficação final. Espero, para o bem do nosso já pobre futebol, que não.
Também eu peço desculpa por mais um testamento :)