Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Considerações iniciais:
1
00:30 A Hora Negra
Zero Dark Thirty
Com mais de duas horas e meia e um final que toda a gente conhece, a realizadora Kathryn Bigelow e o argumentista Mark Boal (do oscarizado Estado de Guerra) vai aos bastidores das guerras modernas e mostra que a desumanização da mesma não ocorre somente no campo de batalha. Tenso, fascinante e com Jessica Chastain a carregar o filme nas costas, 00:30 A Hora Negra é também a melhor obra sobre o pós-11/09 por não ter receio de retratar uma América que, ferida no seu orgulho, não olhou a meios para capturar Osama bin Laden – mas a que preço?
2
Gravidade
Gravity
Um injeção de esperança nas capacidades do Cinema como fábrica de sonhos capaz de transportar o público para uma experiência de imersão total, Gravidade é também um entretenimento de altíssima qualidade que só pode ser devidamente apreciado no grande ecrã.
3
The Master - O Mentor
The Master
Menos um filme sobre as polémicas dos fundamentos da religião (qualquer uma!), O Mentor é, sim, um absorvente estudo de personagens com os sensacionais Joaquin Phoenix, Phillip Seymour Hoffman e Amy Adams no topo das suas formas e a imagética irrepreensível do sempre excelente Paul Thomas Anderson.
4
The Hunt - A Caça
Jagten
Uma cuidada e apavorante análise sobre a histeria coletiva que faz perguntas difíceis sem medo de as encarar de frente, A Caça traz Mads Mikkelsen numa poderosa interpretação digna de todos os prémios.
5
Raptadas
Prisioners
Intenso e visceral, Raptadas propõe um desgastante exercício moral ao espectador enquanto acompanha a investigação minuciosa e as consequências devastadoras do maior pesadelo para um pai: o rapto de uma filha.
6
Além da Escuridão: Star Trek
Star Trek Into Darkness
A sequela do fabuloso Star Trek de 2009 é tudo o que se pede num blockbuster: inteligente, pleno de aventura, divertido, personagens cativantes e um vilão sensacional que Benedict Cumberbatch interpreta com vigor. E, claro, um sentido de espetáculo que nunca perde de vista a história que quer contar.
7
Efeitos Secundários
Side Effects
Penúltima obra do prolífero Steven Soderbergh que deixaria Alfred Hitchcock inchado de orgulho. Um thriller que começa com um casal fraturado, passa pela indústria farmacêutica e dá tantas voltas no argumento que acaba em... bom, quanto menos souberem melhor.
8
Não
No
Reconstituição da campanha para o referendo que destituiria Augusto Pinochet e filmado com fitas de vídeo U-Matic tal como se fazia nos anos 80, Não atinge um nível quase documental duma altura em que o Mundo tinha os olhos postos no Chile e ainda oferece uma trajetória dramática impecável ao seu ambíguo protagonista.
9
Rush - Duelo de Rivais
Rush
O melhor filme de Ron Howard em ano (quiçá o seu melhor até), Rush é um trepidante mergulho na temporada de 1976 da Fórmula 1 e que capta o fascínio e os perigos da prova mesmo para aqueles que nunca foram fãs (como eu). Além disso, os carismáticos James Hunt e Nikki Lauda encontram os intérpretes perfeitos nas peles de Chris Hemsworth e do incrível Daniel Brühl.
10
Django Libertado
Django Unchained
Não é Tarantino vintage, mas basta ao realizador trabalhar bem para deixar a concorrência a milhas. Django Libertado é meramente estilo dos pés à cabeça – mas, bolas, que estilo!
-----------------------------------------------------------------
-10
Gru - O Maldisposto 2
Despicable Me 2
O anterior já era uma porcaria que ripava sem dó o que de melhor tem a Pixar, mas este conseguiu a proeza de descer ainda mais baixo. História? Não existe. Momentos engraçados? Um ou dois. Personagens? Chatas. Os Minions? São fofos, mas a qualidade de um filme não se mede pela fofura do elenco secundário que existe clara e somente para vender bonecos.
-9
Os Estagiários
The Internship
Aí está: o primeiro anúncio publicitário em forma de longa-metragem que tenta estabelecer o Google como uma corporação paradisíaca, benevolente e utópica e que até pode funcionar como peça de marketing, mas, como comédia, comete um erro fatal: não tem piada.
-8
Assalto à Casa Branca
Olympus Has Fallen
Uma espécie de Die Hard na Casa Branca que não descansa enquanto não atingir os níveis mais ridículos de violência, barulho e patriotismo possíveis.
-7
A Ressaca - Parte III
The Hangover Part III
Isto era mesmo necessário?
-6
Só Deus Perdoa
Only God Forgives
O dinamarquês Nicolas Winding Refn pegou nos créditos conseguidos com Drive e aplica a mesma fórmula, embore aqui nada funcione. Os visuais imersivos e as músicas envolvem ocasionalmente e, quando estas falham (e falham muito!), somos abandonados numa história de vingança inócua, violenta apenas porque sim e um elenco completamente perdido em cena (sim, até Ryan Gosling parece não saber o que fazer).
-5
Depois da Terra
After Earth
Projeto de vaidade da parte de Will Smith para alavancar o filho como estrela, Depois da Terra até teria algum potencial não fosse pelo cada vez mais desastroso M. Night Shyamalan que é incapaz de alterar o seu estilo consoante as necessidades de cada trabalho. O resultado é o costume: um ritmo lentíssimo, prestações constrangedoras, diálogos atrozes debitados com uma opulência hilariante e um desperdício de recursos que só não chateia por percebermos que Shyamalan provavelmente já não dará mais do que isto.
-4
Hansel e Gretel: Caçadores de Bruxas
Hansel and Gretel: Witch Hunters
Até poderia ter resultado como paródia, mas o balanço final é tão agressivamente mau (em tudo: elenco, história, efeitos especiais, cenas de ação) que eu só queria apagá-lo da minha memória mal o acabei de ver.
-3
Die Hard - Nunca É Bom Dia para Morrer
A Good Day to Die Hard
Em condições normais, Die Hard 5 não estaria tão baixo nesta lista. Em condições normais, eu não teria sequer visto este filme e iria ignorá-lo como tanto lixo lançado diretamente para o mercado de vídeo. John McClaine, porém, ainda tem o poder de atrair povo à salas e lá fui eu assistir à destruição de um ídolo. Tudo o que tornava McClaine tão caro a nós (a sua vulnerabilidade e pragmatismo) é atirado janela fora num argumento que o mete a destruir metade de Moscovo atrás do aborrecido filho em intermináveis e incompreensíveis sequências de ação.
-2
Miúdos e Graúdos 2
Grown Ups 2
Um clássico cá do estaminé: Dennis Dugan atrás das câmaras e Adam Sandler à frente delas. Os dois – a prova máxima que Hollywwod inverte as leis de seleção natural – orgulhosamente desenvolvem "piadas" que envolvem urina, dejetos, homofobia, misoginia, preconceitos e tudo o que há de mais vulgar e infantil em comédia enquanto promovem valores familiares!
-1
Comédia Explícita - Movie 43
Movie 43
Eu hei-de estar até ao fim da minha vida a tentar esquecer este filme. Ou então a tentar recordá-lo para que nunca mais o veja. Todos os envolvidos direta e indiretamente com este monte de estrume recheados de estrelas a fazer as piores figuras das suas carreiras deviam estar envergonhados. Até os irmãos Lumière.
Listagem de filmes estreados em Portugal em 2013 e respetivas estrelas:
Os Miseráveis (Les Misérables)
Eu, Alex Cross (Alex Cross)
Decisão de Risco (Flight)
Guia Para um Final Feliz (Silver Linings Playbook)
00:30 A Hora Negra (Zero Dark Thirty)
Seis Sessões (The Sessions)
Django Libertado (Django Unchained)
O Impossível (Lo Imposible)
Hansel e Gretel: Caçadores de Bruxas (Hansel and Gretel: Witch Hunters)
Lincoln (Lincoln)
Parker (Parker)
Hitchcock (Hitchcock)
The Master - O Mentor (The Master)
A Descida - Parte 2 (The Descent: Part 2)
Aguenta-te aos 40 (This Is 40)
Bestas do Sul Selvagem (Beasts of the Southern Wild)
Die Hard - Nunca É Bom Dia para Morrer (A Good Day to Die Hard)
Cidade Dividida (Broken City)
Comédia Explícita - Movie 43 (Movie 43)
Força Anti-Crime (Gangster Squad)
O Último Desafio (The Last Stand)
Efeitos Secundários (Side Effects)
Mamã (Mama)
Oz: O Grande e Poderoso (Oz: The Great and Powerful)
The Hunt - A Caça (Jagten)
Jack, o Caçador de Gigantes (Jack, the Giant Killer)
Vigarista à Vista (Identity Thief)
Sete Psicopatas (Seven Psychopaths)
G.I. Joe: Retaliação (G.I. Joe: Retaliation)
Terra Prometida (Promised Land)
Esquecido (Oblivion)
Regra de Silêncio (The Company You Keep)
Um Homem a Abater (Dead Man Down)
Homem de Ferro 3 (Iron Man 3)
Não (No)
Transe (Trance)
A Noite dos Mortos-Vivos (Evil Dead)
O Grande Dia (The Big Wedding)
Viagem de Finalistas (Spring Breakers)
Assalto à Casa Branca (Olympus Has Fallen)
O Grande Gatsby (The Great Gatsby)
O Outro Lado do Coração (Rabbit Hole)
Velocidade Furiosa 6 (Fast & Furious 6)
A Ressaca - Parte III (The Hangover Part III)
Antes da Meia Noite (Before Midnight)
Além da Escuridão: Star Trek (Star Trek Into Darkness)
Mestres da Ilusão (Now You See Me)
Os Estagiários (The Internship)
Monstros: A Universidade (Monsters University)
WWZ: Guerra Mundial (World War Z)
Homem de Aço (Man of Steel)
Imperador (Emperor)
Gru - O Maldisposto 2 (Despicable Me 2)
Depois da Terra (After Earth)
Batalha do Pacífico (Pacific Rim)
Miúdos e Graúdos 2 (Grown Ups 2)
Só Deus Perdoa (Only God Forgives)
Wolverine (The Wolverine)
A Gaiola Dourada (La Cage Dorée)
O Mascarilha (The Lone Ranger)
Elysium (Elysium)
Percy Jackson e o Mar dos Monstros (Percy Jackson: Sea of Monsters)
Dá & Leva (Pain and Gain)
Jobs (Jobs)
Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos (The Mortal Instruments: City of Bones)
Kick-Ass 2: Agora É a Doer (Kick-Ass 2)
Trip de Família (We're the Millers)
Armadas e Perigosas (The Heat)
R.I.P.D.: Agentes do Outro Mundo (R.I.P.D.)
Ataque ao Poder (White House Down)
A Evocação (The Conjuring)
Isto É o Fim (This Is the End)
Rush - Duelo de Rivais (Rush)
A Chamada (The Call)
Gravidade (Gravity)
Raptadas (Prisioners)
Capitão Phillips (Captain Phillips)
Fuga (Mud)
Thor: O Mundo das Trevas (Thor: The Dark World)
The Hunger Games: Em Chamas (The Hunger Games: Catching Fire)
O Hobbit: A Desolação de Smaug (The Hobbit: The Desolation of Smaug)
Bom ano e bons filmes!