Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Os melhores (e piores) filmes de 2013

por Antero, em 31.12.13

Considerações iniciais:

  • filmes estreados em Portugal entre janeiro e dezembro de 2013;
  • com certeza que houve vários bons filmes este ano que não tive oportunidade de ver - logo não foram incluídos (os de Woody Allen, por exemplo, já se tornaram uma triste tradição por deixá-los sempre para o ano seguinte);
  • desta vez decidi não acrescentar destaques positivos e negativos a cada top 10. Preferi compilar uma lista com TODOS os filmes estreados que consegui ver, as suas cotações e ligações para as críticas (a organização foi feita consoante a data de estreia em Portugal);
  • destaque para a temporada final de Breaking Bad e o quinto ano da maravilhosa The Good Wife (ainda deverei escrever sobre ela), dois produtos televisivos que atingem um nível de qualidade que a esmagadora maioria das obras cinematográficas não consegue alcançar.

 

1

00:30 A Hora Negra

Zero Dark Thirty

Com mais de duas horas e meia e um final que toda a gente conhece, a realizadora Kathryn Bigelow e o argumentista Mark Boal (do oscarizado Estado de Guerra) vai aos bastidores das guerras modernas e mostra que a desumanização da mesma não ocorre somente no campo de batalha. Tenso, fascinante e com Jessica Chastain a carregar o filme nas costas, 00:30 A Hora Negra é também a melhor obra sobre o pós-11/09 por não ter receio de retratar uma América que, ferida no seu orgulho, não olhou a meios para capturar Osama bin Laden – mas a que preço?

 

2

Gravidade

Gravity

Um injeção de esperança nas capacidades do Cinema como fábrica de sonhos capaz de transportar o público para uma experiência de imersão total, Gravidade é também um entretenimento de altíssima qualidade que só pode ser devidamente apreciado no grande ecrã.

 

3

The Master - O Mentor

The Master

Menos um filme sobre as polémicas dos fundamentos da religião (qualquer uma!), O Mentor é, sim, um absorvente estudo de personagens com os sensacionais Joaquin Phoenix, Phillip Seymour Hoffman e Amy Adams no topo das suas formas e a imagética irrepreensível do sempre excelente Paul Thomas Anderson.

 

4

The Hunt - A Caça

Jagten

Uma cuidada e apavorante análise sobre a histeria coletiva que faz perguntas difíceis sem medo de as encarar de frente, A Caça traz Mads Mikkelsen numa poderosa interpretação digna de todos os prémios.

 

5

Raptadas

Prisioners

Intenso e visceral, Raptadas propõe um desgastante exercício moral ao espectador enquanto acompanha a investigação minuciosa e as consequências devastadoras do maior pesadelo para um pai: o rapto de uma filha.

 

6

Além da Escuridão: Star Trek

Star Trek Into Darkness

A sequela do fabuloso Star Trek de 2009 é tudo o que se pede num blockbuster: inteligente, pleno de aventura, divertido, personagens cativantes e um vilão sensacional que Benedict Cumberbatch interpreta com vigor. E, claro, um sentido de espetáculo que nunca perde de vista a história que quer contar.

 

7

Efeitos Secundários

Side Effects

Penúltima obra do prolífero Steven Soderbergh que deixaria Alfred Hitchcock inchado de orgulho. Um thriller que começa com um casal fraturado, passa pela indústria farmacêutica e dá tantas voltas no argumento que acaba em... bom, quanto menos souberem melhor.

 

8

Não

No

Reconstituição da campanha para o referendo que destituiria Augusto Pinochet e filmado com fitas de vídeo U-Matic tal como se fazia nos anos 80, Não atinge um nível quase documental duma altura em que o Mundo tinha os olhos postos no Chile e ainda oferece uma trajetória dramática impecável ao seu ambíguo protagonista.

 

9

Rush - Duelo de Rivais

Rush

O melhor filme de Ron Howard em ano (quiçá o seu melhor até), Rush é um trepidante mergulho na temporada de 1976 da Fórmula 1 e que capta o fascínio e os perigos da prova mesmo para aqueles que nunca foram fãs (como eu). Além disso, os carismáticos James Hunt e Nikki Lauda encontram os intérpretes perfeitos nas peles de Chris Hemsworth e do incrível Daniel Brühl.

 

10

Django Libertado

Django Unchained

Não é Tarantino vintage, mas basta ao realizador trabalhar bem para deixar a concorrência a milhas. Django Libertado é meramente estilo dos pés à cabeça – mas, bolas, que estilo!

 

-----------------------------------------------------------------

 

-10

Gru - O Maldisposto 2

Despicable Me 2

O anterior já era uma porcaria que ripava sem dó o que de melhor tem a Pixar, mas este conseguiu a proeza de descer ainda mais baixo. História? Não existe. Momentos engraçados? Um ou dois. Personagens? Chatas. Os Minions? São fofos, mas a qualidade de um filme não se mede pela fofura do elenco secundário que existe clara e somente para vender bonecos.

 

-9

Os Estagiários

The Internship

Aí está: o primeiro anúncio publicitário em forma de longa-metragem que tenta estabelecer o Google como uma corporação paradisíaca, benevolente e utópica e que até pode funcionar como peça de marketing, mas, como comédia, comete um erro fatal: não tem piada.

 

-8

Assalto à Casa Branca

Olympus Has Fallen

Uma espécie de Die Hard na Casa Branca que não descansa enquanto não atingir os níveis mais ridículos de violência, barulho e patriotismo possíveis.

 

-7

A Ressaca - Parte III

The Hangover Part III

Isto era mesmo necessário?

 

-6

Só Deus Perdoa

Only God Forgives

O dinamarquês Nicolas Winding Refn pegou nos créditos conseguidos com Drive e aplica a mesma fórmula, embore aqui nada funcione. Os visuais imersivos e as músicas envolvem ocasionalmente e, quando estas falham (e falham muito!), somos abandonados numa história de vingança inócua, violenta apenas porque sim e um elenco completamente perdido em cena (sim, até Ryan Gosling parece não saber o que fazer).

 

-5

Depois da Terra

After Earth

Projeto de vaidade da parte de Will Smith para alavancar o filho como estrela, Depois da Terra até teria algum potencial não fosse pelo cada vez mais desastroso M. Night Shyamalan que é incapaz de alterar o seu estilo consoante as necessidades de cada trabalho. O resultado é o costume: um ritmo lentíssimo, prestações constrangedoras, diálogos atrozes debitados com uma opulência hilariante e um desperdício de recursos que só não chateia por percebermos que Shyamalan provavelmente já não dará mais do que isto.

 

-4

Hansel e Gretel: Caçadores de Bruxas

Hansel and Gretel: Witch Hunters

Até poderia ter resultado como paródia, mas o balanço final é tão agressivamente mau (em tudo: elenco, história, efeitos especiais, cenas de ação) que eu só queria apagá-lo da minha memória mal o acabei de ver.

 

-3

Die Hard - Nunca É Bom Dia para Morrer

A Good Day to Die Hard

Em condições normais, Die Hard 5 não estaria tão baixo nesta lista. Em condições normais, eu não teria sequer visto este filme e iria ignorá-lo como tanto lixo lançado diretamente para o mercado de vídeo. John McClaine, porém, ainda tem o poder de atrair povo à salas e lá fui eu assistir à destruição de um ídolo. Tudo o que tornava McClaine tão caro a nós (a sua vulnerabilidade e pragmatismo) é atirado janela fora num argumento que o mete a destruir metade de Moscovo atrás do aborrecido filho em intermináveis e incompreensíveis sequências de ação.

 

-2

Miúdos e Graúdos 2

Grown Ups 2

Um clássico cá do estaminé: Dennis Dugan atrás das câmaras e Adam Sandler à frente delas. Os dois – a prova máxima que Hollywwod inverte as leis de seleção natural – orgulhosamente desenvolvem "piadas" que envolvem urina, dejetos, homofobia, misoginia, preconceitos e tudo o que há de mais vulgar e infantil em comédia enquanto promovem valores familiares!

 

-1

Comédia Explícita - Movie 43

Movie 43

Eu hei-de estar até ao fim da minha vida a tentar esquecer este filme. Ou então a tentar recordá-lo para que nunca mais o veja. Todos os envolvidos direta e indiretamente com este monte de estrume recheados de estrelas a fazer as piores figuras das suas carreiras deviam estar envergonhados. Até os irmãos Lumière.

 

 

Listagem de filmes estreados em Portugal em 2013 e respetivas estrelas:

 

Os Miseráveis (Les Misérables)

Eu, Alex Cross (Alex Cross)

Decisão de Risco (Flight)

Guia Para um Final Feliz (Silver Linings Playbook)

00:30 A Hora Negra (Zero Dark Thirty)

Seis Sessões (The Sessions)

Django Libertado (Django Unchained)

O Impossível (Lo Imposible)

Hansel e Gretel: Caçadores de Bruxas (Hansel and Gretel: Witch Hunters)

Lincoln (Lincoln)

Parker (Parker)

Hitchcock (Hitchcock)

The Master - O Mentor (The Master)

A Descida - Parte 2 (The Descent: Part 2)

Aguenta-te aos 40 (This Is 40)

Bestas do Sul Selvagem (Beasts of the Southern Wild)

Die Hard - Nunca É Bom Dia para Morrer (A Good Day to Die Hard)

Cidade Dividida (Broken City)

Comédia Explícita - Movie 43 (Movie 43)

Força Anti-Crime (Gangster Squad)

O Último Desafio (The Last Stand)

Efeitos Secundários (Side Effects)

Mamã (Mama)

Oz: O Grande e Poderoso (Oz: The Great and Powerful)

The Hunt - A Caça (Jagten)

Jack, o Caçador de Gigantes (Jack, the Giant Killer)

Vigarista à Vista (Identity Thief)

Sete Psicopatas (Seven Psychopaths)

G.I. Joe: Retaliação (G.I. Joe: Retaliation)

Terra Prometida (Promised Land)

Esquecido (Oblivion)

Regra de Silêncio (The Company You Keep)

Um Homem a Abater (Dead Man Down)

Homem de Ferro 3 (Iron Man 3)

Não (No)

Transe (Trance)

A Noite dos Mortos-Vivos (Evil Dead)

O Grande Dia (The Big Wedding)

Viagem de Finalistas (Spring Breakers)

Assalto à Casa Branca (Olympus Has Fallen)

O Grande Gatsby (The Great Gatsby)

O Outro Lado do Coração (Rabbit Hole)

Velocidade Furiosa 6 (Fast & Furious 6)

A Ressaca - Parte III (The Hangover Part III)

Antes da Meia Noite (Before Midnight)

Além da Escuridão: Star Trek (Star Trek Into Darkness)

Mestres da Ilusão (Now You See Me)

Os Estagiários (The Internship)

Monstros: A Universidade (Monsters University)

WWZ: Guerra Mundial (World War Z)

Homem de Aço (Man of Steel)

Imperador (Emperor)

Gru - O Maldisposto 2 (Despicable Me 2)

Depois da Terra (After Earth)

Batalha do Pacífico (Pacific Rim)

Miúdos e Graúdos 2 (Grown Ups 2)

Só Deus Perdoa (Only God Forgives)

Wolverine (The Wolverine)

A Gaiola Dourada (La Cage Dorée)

O Mascarilha (The Lone Ranger)

Elysium (Elysium)

Percy Jackson e o Mar dos Monstros (Percy Jackson: Sea of Monsters)

Dá & Leva (Pain and Gain)

Jobs (Jobs)

Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos (The Mortal Instruments: City of Bones)

Kick-Ass 2: Agora É a Doer (Kick-Ass 2)

Trip de Família (We're the Millers)

Armadas e Perigosas (The Heat)

R.I.P.D.: Agentes do Outro Mundo (R.I.P.D.)

Ataque ao Poder (White House Down)

A Evocação (The Conjuring)

Isto É o Fim (This Is the End)

Rush - Duelo de Rivais (Rush)

A Chamada (The Call)

Gravidade (Gravity)

Raptadas (Prisioners)

Capitão Phillips (Captain Phillips)

Fuga (Mud)

Thor: O Mundo das Trevas (Thor: The Dark World)

The Hunger Games: Em Chamas (The Hunger Games: Catching Fire)

O Hobbit: A Desolação de Smaug (The Hobbit: The Desolation of Smaug)

 

Bom ano e bons filmes!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:36



Alvará

Antero Eduardo Monteiro. 30 anos. Residente em Espinho, Aveiro, Portugal, Europa, Terra, Sistema Solar, Via Láctea. De momento está desempregado, mas já trabalhou como Técnico de Multimédia (seja lá o que isso for...) fazendo uso do grau de licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro. Gosta de cinema, séries, comics, dormir, de chatear os outros e de ser pouco chateado. O presente estaminé serve para falar de tudo e de mais alguma coisa. Insultos positivos são bem-vindos. E, desde já, obrigado pela visita e volte sempre!

Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Armazém

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2010
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2009
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2008
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D