Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
ALERTA DE SPOILER! Este post contém informações relevantes, pelo que é aconselhável que só leiam caso estejam a par da exibição norte-americana.
Fringe 4x07: Wallflower
É uma pena que Fringe se despeça de 2011 com um episódio que, lá por ter os seus méritos, empalidece se comparado com o rastilho acendido no anterior. Quando suponhamos que a narrativa iria dar prioridade a Peter e ao seu "regresso" a casa, Olivia é posta novamente no centro das atenções e Peter e Walter são deixados em segundo plano. É certo que este não seria o capítulo final antes das férias (devido à pausa prolongada por causa dos jogos de basebol), mas sim o próximo que promete ser bombástico (eu vi a promo) e volta a trazer o outro lado para a ação.
Centrado na investigação sobre uma ex-cobaia da Massive Dynamic com predisposição genética para se tornar invisível, Wallflower mostra-nos Eugene, uma personagem cuja história era tão curiosa quanto trágica e, à sua própria maneira, romântica – afinal, ele só queria ser visto. No meio do caso, Lincoln luta para se integrar e conviver saudavelmente com tantas coisas bizarras do seu trabalho, Peter vê-se no epicentro das desconfianças ao ser encarado como um Evento Fringe e uma Olivia ligeiramente mais distante da que conhecemos sente-se incapaz de se envolver emocionalmente e suspeita que isso possa ser um efeito colateral dos testes de cortexiphan levados a cabo por Walter e William Bell.
Eugene quer amar e ser visto; Olivia quer amar e ser alguém. Curiosamente, ambos são criações indiretas da Massive Dynamic. No final, ficamos a saber que Nina Sharp, a pessoa em quem Olivia mais confia, tem uma agenda oculta para com a sua protegida e que esta remete a injeções decortexiphanadministradas à revelia dela (daí as suas enxaquecas). Walter chegou a frisar que a substância não era eficaz em adultos, o que justificava os testes em crianças e os seus cérebros em desenvolvimento. Agora, com Olivia a ser injetada em adulta, as vantagens (se é que as há) poderiam passar pelo crescimento de outras capacidades que não apenas a de viajar entre universos sem riscos (o que poderá ajudar Peter no futuro). E qual o papel de Nina no meio disto tudo?
Respostas só em Janeiro. Até 2012.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.