Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
ALERTA DE SPOILER! Este post contém informações relevantes, pelo que é aconselhável que só leiam caso estejam a par da exibição norte-americana.
Fringe 4x04: Subject 9
Quando Olivia foi "atacada" pela aquela entidade de raios, o meu pensamento imediato foi do que se tratava de uma manifestação de Peter na sua luta para regressar. Mais tarde, Walter relembra um dos miúdos dos testes de cortexiphan e logo tirei essa ideia da cabeça. A cena, aliás, serviu para nos dar mais detalhes da nova realidade: sabemos que Olivia (agora toda BFF com Nina Sharp!) fugiu antes da conclusão dos experimentos (e, provavelmente, não terá as habilidades de viajar entre os mundos tão apuradas como sabíamos); Walter nutre ainda um grande ressentimento pelas experiências que levou a cabo, tornou-se numa espécie de eremita três anos depois de ter saído do hospício e cabe-lhe provar a Olivia que está mentalmente são e não necessita de novo internamento.
A relação entre os dois foi um dos pontos altos do episódio: se antes Walter e Olivia eram próximos, com o primeiro a colmatar a ausência de uma figura paterna, agora apresentam laços meramente profissionais com a Agente a ressaltar que deve ponderar bem sobre a decisão médica acerca de Walter (o que não significa que ela não se preocupe com ele; apenas não nutre o carinho de outros "tempos"). Ponto para Anna Torv e John Noble que souberam reinventar as suas personagens nos mínimos pormenores e toda esta nova dinâmica, aliada às descobertas sobre a nova realidade, têm compensado a falta de interesse nos casos semanais.
No entanto, é claro que o grande destaque do capítulo é o regresso de Peter, a emergir no mesmo local onde, um dia, morreu a criança que nunca cresceu para se tornar homem. E abre-se toda uma nova janela de possibilidades em Fringe, os Observadores terão muito para explicar e corrigir e a série faz um intervalo de uma semana com um cliffhanger matador, já que ninguém se recorda de Peter ou da sua importância na história de cada um deles.