Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Triste pela descida do Boavista à 2ª Divisão. Nos anos negros do Benfica, acompanhei os jogos dos axadrezados e aprendi a admirar o clube. A equipa não era das melhores e o futebol praticado não era nenhum espanto, mas a garra posta em campo aliada ao facto de um clube "pequeno" afrontar os grandes do costume, fez meio país acompanhar o Boavista a sagrar-se campeão nacional e os seus brilharetes na Europa. Também gostava muito de ir ao Bessa ver jogos do Benfica, pese o preço proibitivo que cobravam pelos bilhetes. E agora nada disto voltará, pelo menos nos próximos tempos. Triste pelo clube, mas não pelas administrações que teve ao longo dos anos: foram elas que enterraram o Boavista. Nunca pensei que a possibilidade de um Sp. Espinho x Boavista me entristecesse tanto.

 

Por outro lado, fico contente com a descida do Belenenses, embora acredite que ainda se vão manter à custa dos problemas financeiros do Estrela (o que é da mais elementar justiça, atenção!). De vendidos àquele clube está o campeonato cheio, mas a coisa continua equilibrada: a Olhanense a União de Leiria subiram. E não esquecer a Académica, o Sp. Braga, e o Vitória de Setúbal. Tudo normal, portanto.

 

Na próxima Quarta-feira joga-se a final da Liga dos Campeões e, pelosegundo ano consecutivo, as duas melhores equipas da Europa disputam o caneco. Confesso que simpatizo muito mais pelo Manchester United do que pelo Barcelona (Real Madrid forever!), mas por uma questão de honra pessoal, estarei a torcer pelos catalães. Ando há meses a dizer que eles vão papar tudo e não podem descarrilar na última estação. Há anos que o Barça não jogava assim tão bem (para falar a verdade, há anos que uma equipa não praticava um futebol tão atraente). Nem quando foram campeões europeus em 2006 jogavam tanto assim. Guardiola deve ter uma poção mágica qualquer.

 

E agora, o assunto mais delicado: o Benfica. A época foi má. Foi roubado em muitos jogos. Não jogou uma beata noutros tantos. O Benfica é isto: um misto de culpa própria com intervenção de terceiros. Ambas não se justificam, mas acabam por se complementar. Gosto de Quique, da sua postura e do seu discurso. Como treinador já não gosto tanto e andei até à última a aguentar a corda. Neste aspecto, do apoio à equipa, nada a dizer: nenhuma equipa e treinador tiveram tanta margem de manobra por parte dos adeptos. Se ficar (o que duvido), poderá mostrar que aprendeu com os erros desta época, mas, ao mínimo deslize, terá a cabeça a prémio. Admito que fui dos que rejubilou com a saída de Fernando Santos, embora o timing não fosse o melhor. E isso acabou por custar a época inteira ao Benfica. Não quero ver isso repetido. Ficar atrás do FC Porto já é normal (não devia ser, mas é - pensem o que quiserem desta afirmação), mas ficar mais um ano atrás do Sporting é imperdoável. Não sou particularmente um fã de Jorge Jesus (acho que beneficia de uma boa imprensa), mas antes ele que Scolari.

 

Entre a Nossa Senhora do Caravaggio e o filho do Todo-Poderoso não há muita discussão. Ou estarei errado?

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:46


5 comentários

Sem imagem de perfil

De Sinuhe a 25.05.2009 às 12:08

Quanto ao clube do Bessa, concordo contigo. É pena pelo clube e pela massa associativa, até porque os verdadeiros boavisteiros (e eu ainda conheço uns poucos) detestam o clube regional assumidamente corrupto! No entanto não podemos esquecer a forma como o Boavista alcançou o título, aliás, foi a esta forma de alcançar o título que ditou o início do fim do clube. Digam o que disserem, aqui no burgo quem ousa desafiar os poderes instaurados (ou o poder instaurado) acaba sempre por sofrer a mesma sina. Só é pena que os verdadeiro culpados desta "desgraça" não sejam julgados. Onde andam os Loureiro neste momento?

O que eu não percebo é como é que os clubes se continuam a aliar ao CRAC, ainda não ser perceberam que são meros peões no xadrez do papa, e que à mínima necessidade são sacrificados? Vide Salgueiros, Leça... Leiria (que agora volta a subir, desta sem contar com o servo Bartolomeu na direcção, vamos esperar para ver o que reserva a próxima época) e agora Os Belenenses, até o Guimarães passou de ser 3º classificado na época anterior para agora ser 8º.

A descida do Trofense já era um dado praticamente adquirido desde o início do campeonato e nem aquela vitória sobre o Benfica seguida por um empate com os andrades corruptos, chegou para disfarçar o fraco nível desta equipa.
Quanto aos pastéis de nata: É muito bem feito! Quero ver agora o speaker do Restelo pedir uma salva de palmas para o Papa das Bufas...aprendam que isto é o resultado da subserviência. É preciso também ver que nas últimas 4 ou 5 épocas a turma de Belém desceu de divisão 2 vezes, fruto de uma gestão desportiva catastrófica, talvez a pior do campeonato. Entretanto o presidente desta agremiação já veio a público dizer que até ao fim das inscrições dos clubes nas ligas profissionais tudo era possível, pois até ao fim do mês a situação financeira do clube seria regularizada e a partir desse momento estaria a pressionar junto a direcção da liga...

Olhanense e Leiria na próxima edição da Liga Sagres, há que já dê como garantidos 12 pontos ao CRAC, tal como já disse o Leiria livrou-se do Bartolomeu, vamos ver o que esta direcção prepara para o futuro. O Olhanense neste momento tem boas relações com a tripalhada, mas também as tem com o SLB! É de referir que no Algarve os andrades são bicho raro, e os adeptos de Olhão são na sua grande maioria benfiquistas, vamos esperar que o clube se mantenha isento e paute pela linha da dignidade.

O Paulinho do corte de cabelo engraçado desde que chegou ao segundo lugar deixou de vociferar contra as arbitragens, mais uma vez fica demonstrada a mediocridade das lagartixas, agora ainda mais vincada pelas palavras do "herdeiro" Bettencourt que elogia a estrutura do CRAC, a vassalagem continuará! E os tristes lagartos batem palmas...

Quanto aos treta campeões... acho que nem vale a pena dizer nada... toda a gente sabe como chegaram ao título, até eles próprios, embora nunca o venham a admitir.

No Benfica anda em alta o assunto Treinador, eu critiquei a contratação de Quique desde o início, não é treinador para o Benfica, não era quando foi contratado e nunca será. Quique demonstrou ao longo do campeonato inúmeras lacunas, por demais evidentes, tanto a nível táctico como a nível de gestão de recursos humanos! Sem esquecer que o seu discurso cordial, condescendente e de estar por cima do bem e do mal não serve no nosso futebol! Aqui quem não chora não mama! Para além de culpabilizar o treinador pela época miserável, mesmo com arbitragens deploráveis, e a verdade é que a equipa raramente rendeu o que pode render, é preciso culpabilizar os jogadores que não se esforçam (se bem que isto também se pode dever à incapacidade do treinador motivar os jogadores), mas acima de tudo é preciso culpabilizar a direcção, e não digo Rui Costa que apenas está a dar os primeiros passos agora e eventualmente vai servir de bode expiatório! Entendo que o tempo de LFV já chegou ao fim, a gestão empresarial já está, mais ou menos, bem alinhavada, temos que dar ênfase, então, à gestão desportiva, nomeadamente no futebol pois as modalidades vão apresentando resultados positivos. (cont)
Sem imagem de perfil

De Sinuhe a 25.05.2009 às 12:47

cont .) Quanto à sucessão de Quique , confesso que não tenho uma opinião bem formada! Se por um lado percebo a necessidade de contar com um treinador português que conheça a realidade do futebol português e se saiba movimentar no meio da corja que nele existe, por outro não encontro um treinador português disponível que seja de qualidade inquestionável. Olhando para o mercado internacional existem muitos treinadores livres neste momento, desde Valverde a Gerets passando por Scolari , contudo sempre será uma incógnita a sua capacidade de adaptação ao peculiar futebol português. Resumindo, qualquer aposta que agora seja feita será uma aposta de risco!
No que diz respeito ao Jorge Jesus sinceramente não acho que seja melhor que Manuel Machado, Carvalhal ou Peseiro (se bem que eu considero Peseiro muito bom treinador, falhando apenas nas questões disciplinares e de pulso no balneário)... a diferença é que Jesus vive um momentâneo estado de graça, muito devido à, digamos, imprensa que o julgava ser o próximo comandante da tripalhada !
Entre o Caravaggio e o Filho de Deus (desculpem a heresia, embora para os católicos todos sejamos filhos de Deus :P), prefiro mil vezes o Caravaggio (esquecendo momentaneamente a parte financeira).

Entretanto a próxima época começou a ser tratada há algum tempo, e pelos vistos não foi com Quique , o que me faz crer, e querer, que o próximo treinador já está encontrado! Caso contrário seria uma enorme irresponsabilidade, independentemente da qualidade dos jogadores contratados (pelo que investiguei o Ramires é grande craque, o Patric nem por isso... quanto a Pereira parece-me que está ao nível do compatriota Maxi , embora há quem diga que está um pouco acima).
Espero que não vendam o Cardozo e se possível o Luisão , o primeiro porque é um goleador de qualidade inquestionável, o segundo porque é um jogador com "espírito" à Benfica e faz falta no balneário, a nível desportivo meramente dito, parece-me que com M.Vitor , Sídnei e D.Luiz estamos bem servidos.

Mudando de assunto, espero que o Manchester ganhe a Champions , apenas porque o Barça chegou à final de uma forma batoteira, e ninguém me tira da cabeça que teve mão da UEFA que não queria uma reedição da final do ano passado!
Sem imagem de perfil

De Sérgio a 25.05.2009 às 19:04

Chissa, um comentário maior que o verdadeiro texto :)!
Imagem de perfil

De Antero a 25.05.2009 às 19:07

O Sinuhé é assim. Não quer criar um blog dele, então desanca no meu. =P

Parece que o Quique fica. Parece...
Sem imagem de perfil

De Sinuhe a 26.05.2009 às 11:32

Quer dizer, quando não comentava lá vinhas tu dizer "No início tavas sempre a comentar, agora nunca mais foste ao meu blog!". Agora é porque escrevo muito e venho para aqui desancar! :P
Quanto à ideia de um criar um blog, confesso que não tenho a disciplina necessária para isso, e o teu serve perfeitamente para mandar umas postas de pescada :)

Comentar post



Banha de Cobra

Alvará

Antero Eduardo Monteiro. 30 anos. Residente em Espinho, Aveiro, Portugal, Europa, Terra, Sistema Solar, Via Láctea. De momento está desempregado, mas já trabalhou como Técnico de Multimédia (seja lá o que isso for...) fazendo uso do grau de licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro. Gosta de cinema, séries, comics, dormir, de chatear os outros e de ser pouco chateado. O presente estaminé serve para falar de tudo e de mais alguma coisa. Insultos positivos são bem-vindos. E, desde já, obrigado pela visita e volte sempre!

Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Armazém

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2010
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2009
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2008
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D