Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




É oficial: cambada de corruptos!

por Antero, em 09.05.08

Eu sei que tinha prometido um post sobre os filmes que vi nos últimos tempos, nomeadamente Homem de Ferro, post esse que já está quase pronto, mas não podia falhar ao assunto do dia, portanto, o cinema fica para outra altura. E eu até nem era para falar de futebol, pelo menos até Domingo, quando o campeonato acabasse de vez e fizesse uma apreciação geral do mesmo e da prestação (miserável, diga-se) do Benfica.

 

O processo Apito Final conheceu hoje os seus castigos, sendo que os mais importantes dizem respeito ao Boavista FC e ao FC Porto. O primeiro desce de divisão e o seu presidente é suspenso por 4 anos; o segundo perde 6 pontos e Pinto da Costa vê-se suspenso por 2 anos. Tenho pena do Boavista. Mesmo! Pelo menos, merecia companhia na ida para a segunda, uma vez que a subtracção de míseros 6 pontos é pouco para Pinto da Costa e sus muchachos. Que nem sequer vai recorrer do caso da retirada dos pontos, porque não lhes convém (já levam 20 e tal de avanço) e não os censuro por isso. Mas, claro que, indirectamente, se declaram como culpados.

 

Ou seja, a partir de hoje podemos chamar-lhes de corruptos à vontade que nem eles se importam. Mas vejamos: o Belenenses usa um jogador irregularmente e perde 6 pontos; o FC Porto recebe o mesmo castigo apenas porque a corrupção não foi consumada (leia-se, não ganharam o tal jogo), o que fica só pela tentativa. Enfim, coisas da Tugalândia...

 

Gostei de ver a conferência de imprensa de Pinto da Costa. A sério! O homem todo cheio de razão e altivez, a disparar os argumentos do costume: nesse ano fomos campeões europeus (adoro este argumento; o Marselha não fez o mesmo?), que isto é tudo para o deitar abaixo (então, mas as teorias da conspiração não andam mais para os lados de Lisboa?) e que o clube vai continuar na onda de vitórias, só que antes tinha 24 e 21 pontos de avanço sobre os rivais directos e agora só terá 14 e 15 (coitado, nem contas sabe fazer). Também gostei de ele ter apontado que o segredo de justiça não foi respeitado e que ontem já se sabiam as punições deste processo. Deve estar a falar do mesmo tipo de fugas de informação que lhe permitiram fugir para Espanha com a shô dona Carolina, quando a Policia Judiciária estava no seu encalço.

 

Gostei ainda mais da entrevista de Valentim Loureiro na TVI. O homem é todo "tu cá, tu lá": era "O" Elmano; "O" Luis Guilherme [Aguiar], berros, insultos e quando queria chamar a atenção era "Oh Manuela!". Enfim, mais um papalvo que devia ir fazer uma estadia prolongada às Berlengas, juntamente com Avelino Ferreira Torres, Fátima Felgueiras, Alberto João Jardim e Pinto da Costa. Ao menos, ficava tudo entre amigos.

 

No outro dia, falei sobre isto com um amigo meu e disse-lhe que os acusados neste processo todo, se eram tão dignos como falavam de boca cheia, não deviam exercer por opção própria e, no futuro, se viessem a ser declarados inocentes, deviam ser indemnizados por isso. Se estas suspensões forem avante (vem aí a temporada dos recursos), será um alívio não ter de ouvir Pinto da Costa vomitar ódio pelo Benfica, a falar de uma guerra Norte-Sul que só existe na sua cabecinha (e de quem o ouve, já agora) e referir-se aos "outros" como aqueles que fazem do ódio o seu modo de vida.

 

Que moral, caro Jorge Nuno! Então, mas não foi assim que você subiu na vida?

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:56


4 comentários

Sem imagem de perfil

De Nuno a 09.05.2008 às 21:46

Raios...isto significa que vamos ter SÓ de aturar o LFV?
Que bom. Eu preferia começar a próxima época com menos 6 pontos. Sempre dava mais esperança aos clubes da 2.ª Circular.
Sem imagem de perfil

De Rui a 09.05.2008 às 21:48

Grande post!!! Realmente só tenho pena de o Porto não acompanhar o Boavista na descida de divisão. Mas as sentenças não deverão ser estas, com os recursos o Boavista não irá descer e o Bimbo da Costa só será suspenso por 6 dias.
Vais ver :P

Hasta
Sem imagem de perfil

De Sinuhé a 11.05.2008 às 11:00

Embora concorde ctgo,n percebo o pq d ficares chocado!pelo menos parece-m q assim ficaste.Eu tb já senti revolta e indignação relativamente a este processo,mas já há mto q deixei de a sentir.Tal como eu,d certeza q já estavas consciente,mentalizado (ou outra coisa do género), para a "justiça" que se iria fazer.

No q diz respeito a clubes pekenos como o Leiria,dos quais ninguém ker saber,e no caso do Leiria nem os seus próprios adeptos,qq decisão q fosse tomada seria recebida c indiferença pela opinião pública.Do Leiria n tenho pena nenhuma e até deveria ser pior.Q o exemplo do sr.Bartolomeu seja visto pelos outros clubes pekenos e os ajude a abrir os olhos,qdo se vende a alma ao diabo (p.c.) n se pode nunca sair a ganhar. Agora q os clubes pensem 2 vezes antes de forjar "alianças" e prestar vassalagem ao f.c.p. e seus dirigentes,já q a mão do "padrinho" vai continuar a puxar cordelinhos.

O caso do Boavista:este é o mais fácil de explicar,pelo menos para mim.O Boavista nunca deveria ter sido campeão,ainda para mais da forma como foi.O Boavista foi um campeão à f.c.p.,só q nessa época conseguiu ser mais f.c.p. que o próprio f.c.p.(s é k m faço entender),a partir daí foi uma espiral descendente para os Loureiros e para o clube, q já caídos em desgraça e c um clube completamente falido,agora às mãos de um pobre coitado(eu sei k d verdade n o é)nem sabe para onde s virar, serviram como bode expiatório desta brincadeira.Sim, o C.D. da liga já pode dizer k foi secero,tal como no Calciocaos,pk desceu um histórico.Areia pr'os Olhos

Chegando "aos finalmentes" o padrinho e o seu f.c.p.:Mas alguém ficou surpreendido com o resultado final do processo?Ao longo dos anos p.c. e o f.c.p.fizeram d tudo à vista desarmada e nunca aconteceu nada,pk é k agora haveria d ser diferente?desde o caso Calheiros até os dias d hoje sempre saíram impunes e d cabeça erguida(sim, pk n há vergonha na cara).O caso Calheiros deveria ser um "case study" em todas as faculdades d direito:A "in"justiça portuguesa confia na boa fé das pessoas! As facturas das viagens do sr.Calheiros ao Brasil foram parar à contabilidade do f.c.p. por um mero erro da agência Cosmos,agência q assumiu as responsabilidades do erro.O facto d os donos da agência terem inúmeras ligações ao f.c.p. n interessou em nada! Voltando a Leiria,algo q eu ainda hoje n percebo como passou em branco(ker dizer até percebo,dado os intervenientes)é o caso Maciel(k pelos vistos só foi caso para mim)claramente contra os regulamentos da liga o Maciel, jogador emprestado pelo f.c.p. à turma do Lis, falha a convocatória para o jogo com of.c.p. por imposição deste.Isto foi corroborado pelo treinador do Leiria,na altura Jorge Jesus, k confirmou estar a obedecer às ordens da direcção,isto tudo passou na televisão,mais concretamente na tvi no programa d antevisão da jornada. Nesse mesmo programa o sr.Bartolomeu confirmou estar a respeitar um acordo d cavalheiros com o f.c.p. Parece-m bastante óbvio o desrespeito pelos regulamentos da liga,mas qdo,como dizem os ingleses, "the shit hit the fan" passou-se um pano mto efeciente:Tanto o treinador do Leiria como o seu presidente afirmaram,agora em versão definitiva,q afinal o Maciel ficou de fora por opção técnica.O "caso" ficou por aí.POR FAVOR,poupem-me...
Quem observa o futebol português já sabia o k iria acontecer no apito final. Então os peritos do C.D.da liga para avaliar os erros dos jogos em kestão são ex-árbitros,e um deles é o jorge coroado?claro k esse aí n iria ver nada de grave!n teria sido mais lógico chamar avaliadores externos? nada d novo,até um "gde" arbitro português já foi dirigir um derby na Ucrânia.Tentativa de corrupção e mais grave k coacção?claro!então os fins a alcançar são os mesmos mas o nome é diferente.acho k neste caso nem vale a pena dizer mais nada.

Em Portugal o futebol vai continuar igual. Os cães ladram e a caravana passa... entretanto alguém até pode ser mordido, mas nada d grave,nada k uma ligadura e um pouco d pomada não tratem.
Eu já sei, s kero ver futebol vejo a liga inglesa ou a espanhola... mas o k eu gostava mesmo era poder desapaixonar-m do meu amor nas terra lusas, mas como sou um romântico inveterado n consigo.

p.s.o nome k nunca foi dito e as minúsculas q foram usadas em vez d maiúsculas,foi conscientemente!
Imagem de perfil

De Antero a 11.05.2008 às 19:14

Não estou chocado, sempre tive a ideia que os castigos aplicados ao FC Porto seriam mais "uma reguada e porta-te melhor para a próxima". Quanto ao Boavista, creio que foi mesmo a machadada que faltava para o desastre total.

É o país que temos com os seus castigos inadequados, mas ao menos houve castigos e esta pequena afronta ao poder estabelecido lá para os lados de Contumil já é de louvar. Será sempre uma mancha no "prestigio" deles e agora podemos atirar-lhes à cara que eles são mesmo corruptos. O que sempre me irritou nos portistas foi a desculpabilização desses actos todos e agora que foram apanhados e (mal) castigados continuam a arranjar desculpas. É uma falta de vergonha que enoja qualquer um.

Mas Pinto da Costa e companhia ainda terão de penar muito para justificar o citado Calheiros, os quinhentinhos de José Guimaro, o Aveiro Connection, o Maciel e outros jogadores emprestados, as agressões a jornalistas, as arbitragens altamente tendenciosas, as pressões sobre os árbitros e comunicação social (que agora não é tão escandalosa como há 20 anos atrás), entre outras coisas gravíssimas. Pelos vistos, terá de ser a justiça divina a actuar (leia-se, levá-los a todos para o Além...).

Comentar post



Banha de Cobra

Alvará

Antero Eduardo Monteiro. 30 anos. Residente em Espinho, Aveiro, Portugal, Europa, Terra, Sistema Solar, Via Láctea. De momento está desempregado, mas já trabalhou como Técnico de Multimédia (seja lá o que isso for...) fazendo uso do grau de licenciado em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro. Gosta de cinema, séries, comics, dormir, de chatear os outros e de ser pouco chateado. O presente estaminé serve para falar de tudo e de mais alguma coisa. Insultos positivos são bem-vindos. E, desde já, obrigado pela visita e volte sempre!

Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Armazém

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2014
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2013
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2012
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2011
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2010
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2009
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2008
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D